Projeto Exame que Salva visa a prevenção precoce do câncer bucal através do diagnóstico e educação em saúde neste dia 29 de abril na AstralTV
SÃO PAULO, 29 de Abril de 2026 – O Instituto Exame que Salva ganha destaque nacional nesta quarta-feira. Os idealizadores do projeto, Dr. Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria) e o cirurgião-dentista Dr. Ronaldo Dias de Oliveira, participam de uma entrevista detalhada no programa do renomado jornalista Leão Lobo, na AstralTV, às 16h.
A iniciativa Exame que Salva visa conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico preventivo realizado por dentistas capacitados. O projeto defende que um exame clínico criterioso da cavidade oral pode detectar precocemente sinais de doenças sistêmicas e o câncer de boca, aumentando significativamente as chances de cura e reduzindo custos hospitalares.
“A boca é a porta de entrada para a nossa saúde, mas também pode ser um espelho de doenças silenciosas. O ‘Exame que Salva’ não é apenas um procedimento técnico, é uma missão educativa para que as pessoas entendam que o dentista é um agente fundamental na manutenção da vida”, afirma o Dr. Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria).
Durante a transmissão, os especialistas discutirão os protocolos do instituto e como a parceria entre a biomedicina e a odontologia tem transformado a abordagem preventiva no Brasil. O Dr. Ronaldo Dias de Oliveira enfatiza a necessidade de democratizar o acesso à informação de qualidade.
“Estamos levando para a AstralTV um alerta necessário. Muitas patologias graves começam com sinais sutis na região orofacial. O projeto capacita profissionais e orienta pacientes para que o diagnóstico não chegue tarde demais”, explica o Dr. Ronaldo Dias de Oliveira.

Como assistir ao vivo:
O programa será transmitido ao vivo hoje, às 16h, pelos seguintes canais:
- Vivo TV: Canal 633
- Olé TV: Canal 37
- Soul TV: Canal 85
- App: Aplicativo “Só Play”
- Internet: Pelo site astraltv.com.br ou pelo YouTube no canal Astral TV Oficial.
Sobre o Instituto Exame que Salva: Fundado com o propósito de unir ciência e responsabilidade social, o instituto atua na vanguarda da prevenção em saúde, promovendo cursos, palestras e campanhas nacionais de conscientização sobre a importância do exame clínico preventivo através da saúde bucal.
